Leite de Amêndoas – Grão Germinado

Olá, docinhos!

De novo venho falar do meu queridinho de todas as manhãs: leite de amêndoas.

É um dos mais nutritivos, possui cálcio, ferro, vitamina E  e alto teor de magnésio.
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, previne a osteoporose, e auxilia no tratamento à anemia.

Hoje, eu aprendi a fazer ele a partir do grão germinado – vou explicar abaixo o que é:

O grão germinado é o momento inicial do broto, quando apenas uma pequena haste aparece.
O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Para fazê-los, todas as sementes comestíveis podem ser utilizadas: girassol, painço, linhaça, arroz, soja, gergelim, grão de bico, lentilha, nozes, castanha do pará, amêndoas, ervilha, feijão, etc.
As sementes podem ser germinadas de três modos diferentes: no ar, na água e na terra. O tipo de grão utilizado determina o início de sua germinação. Quando o processo de nascimento inicia (no caso das amêndoas, uma pontinha branca aparecendo), o grão está com sua potência máxima e proto para ser consumido.
Ao deixar o feijão “de molho”, por exemplo, durante uma noite para facilitar seu cozimento, estaremos cozinhando um feijão em início de germinação.

Por Dra. Natália Nicolau Villa

Agora, vamos fazer nosso leite de amêndoas germinado:
A amêndoa leva em torno de 48 horas para germinar. Pegue 100 gr de amêndoas e deixe por 12 horas de molho em água filtrada (sempre filtrada). Depois, troque de água a cada 08 horas. Quando começar a aparecer um “narizinho branco”, estará pronto para ser batido no liquidificador com água (02 xícaras) e após ser coado estará pronto o leite.

E após coar o leite, com a polpa, você pode fazer uma deliciosa Ricota de Amêndoas 🙂

Você pega a polpa e adiciona: meia colher de sopa de azeite, sal a gosto, 1 dente de alho picado, meia colher de sopa de limão.
Fácil, prático e divino!

Deliciem-se!

Bjus,

Compartilhe