Cadastre-se na Aula de Panetone GRATUITO & ONLINE! Quero a minha vaga!

Dicas para um Bolo Sem Glúten Perfeito

Dicas para um Bolo Sem Glúten Perfeito

Segue texto que escrevi com dicas para você preparar um bolo sem glúten perfeito. Espero que gostem e aproveitem as dicas!

Bolo sem glúten

A maior dificuldade em uma receita sem glúten, é justamente ter um substituto à altura do glúten. Não podemos simplesmente excluir o glúten ou substituir por somente farinha de arroz, fécula de batata ou amido de milho.

Neste caso utilizamos os mix de farinhas que podemos preparar ou até mesmo usar os de marcas industrializadas, sendo a proporção de 1 por 1 no momento da substituição.

Abaixo, segue uma opção de Mix de Farinhas caseiro para bolo sem glúten (se você tem o Mix de Farinhas Exclusivo da Sam Cakes, o abaixo fica como uma segunda opção. Se pretende adquirir nossas Apostilas, é só clicar no link abaixo:

APOSTILAS ONLINE SAM CAKES )

 

3 xícaras de chá de farinha de arroz;

1 xícara de chá de fécula de batata;

1 xícara de chá de polvilho doce.

Misture bem, guarde e utilize no lugar da farinha de trigo.

 

Veja Vídeo Explicando sobre Mix de Farinhas
CLIQUE PARA ASSISTIR

 

Após ter o seu Mix de Farinhas para bolo sem glúten, você deve atentar também para:

Gordura na massa: muitas pessoas, inclusive estão usando a farinha de coco, 01 por 01, nas receitas de Bolo sem Glúten, em razão da gordura da farinha que faz com que a massa apresente um resultado de maciez extra. Você pode misturar também com o seu mix.

Leite de coco: também ajuda muito, em razão da gordura do coco, de modo que você pode sempre adicionar leite de coco aos ingredientes líquidos (desde que o sabor acentuado do coco não interfira no resultado final).

Leite de inhame: em razão da liga do inhame, é uma ótima opção para o ingrediente líquido na massa de bolo sem glúten. No geral, os leites nas massas de bolos podem ser considerados como amaciantes (dão maciez ao bolo).

Óleo ou azeite (sim azeite): para o resultado de uma massa mais leve. Pode ser desde óleo de coco ao óleo de soja (o óleo de girassol em massas de bolos, a depender da receita, não resulta em uma textura satisfatória).

Açúcar: auxilia na maciez da massa e funciona também como fermento. É em razão disso que bolos com adoçantes não crescem. Pode ser o orgânico demerara.

Ovos: volume, cor, estrutura, liga, maciez. É um dos ingredientes mais importantes, sendo mais fácil preparar um bolo sem glúten do que sem ovos. Em uma outra oportunidade falarei sobre opções sem ovos.

Agora, vamos aprender as técnicas gerais:

  • Separe antes todos os ingredientes que irá utilizar.
  • Antes de começar a preparar a receita, pré aqueça o seu forno por pelo meno 30 minutos. Isto vai garantir que o forno esteja aquecido por igual.
  • Conheça muito bem o seu forno. Se possível invista em um termômetro de forno, e lembre-se sempre: cônjuge e forno cada um sabe como funciona o seu.
  • Utilize sempre conjunto de xícaras e colheres medidoras ou balança que pode ser essas pequenas de cozinha.
  • Sempre use ovos frescos.
  • Utilize ovos e leite sempre em temperatura ambiente, à menos que a receita indique algo diferente.
  • Você pode untar a forma inteira somente com óleo e o bolo vai praticamente desenformar sozinho.
  • Não abra o forno antes de 15 minutos.
  • Após assar o bolo, deixe por no mínimo 20 minutos dentro do forno, até que esteja morno. Depois, pode tirar, deixar esfriar por mais 20 minutos e então desenformar. Passe uma faquinha para soltar as laterais e então desenforme.
  • Se for cortar para rechear, embrulhe a massa num plástico filme e leve ao freezer por 02 horas. Isso vai facilitar no momento de cortar para rechear.
  • Use sempre uma calda básica* para molhar o bolo.
*Receita de calda para bolos neutra

01 xícara chá açúcar orgânico demerara

03 xícaras chá de água

Levar a água e o açúcar para ferver. Guardar na geladeira em um recipiente com tampa.

E por último: sempre que for testar uma receita, siga a receita a risca, exatamente como está descrita e, se tiver conhecimento, use as mesmas marcas também. Qualquer alteração, mínima que seja, é outra receita. Depois de testada e com o resultado final, você pode alterar ingredientes ou marcas, se preferir.

Gostou desse artigo? Então, compartilhe nas redes sociais colaborando para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Pode ser incrivelmente útil para muitas pessoas.

 

Compartilhe