Cadastre-se no Mini Curso GRATUITO & ONLINE! Quero a minha vaga!

Leite de Girassol

Iniciando hoje a nova rotina de leites vegetais pela manhã. 🙂
Depois de participar da Oficina de Leites Vegetais (anunciei aqui, aconteceu na loja Cantinho Natural), me animei para preparar o meu próprio leite toda manhã, ingerindo muitas fibras, minerais e saúde.
Comecei com o Leite de Girassol, indicado, entre outras coisas, para alívio de cólicas menstruais, TPM e transição para a menopausa.
Sua principal propriedade e de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Vamos anotar o preparo que é muito prático e fácil:
As sementes de girassol podem ser usadas com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas, no mínimo. Eu costumo deixar durante o dia inteiro de molho, escorro a água, e deixo com mais água durante a noite, fazendo o leite no dia seguinte. Pegar as sementes e bater no liquidificador com três copos de água filtrada. Coar bem no pano de algodão (sugiro ter um somente para essa finalidade) e obterá cerca de meio litro de leite.
Dicas: Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar de sua preferência, etc. Combinam com frutas, chocolate em pó, café, canela…
– Lave bem os grãos antes de começar o processo de “tirar o leite”. Antes, aquecer (somente grãos) no fogo baixo, para matar qualquer fungo que possa existir;
– Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães, tortas e até mesmo bolos;
– Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente;
– Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. 

Compartilhe