Petit Gateau – sem glúten e sem leite

Petit Gateau – sem glúten e sem leite 

Receita Top das Galáxias de Petit Gateau – sem glúten e sem leite, também sem soja, com óleo de coco e mix de farinhas sem glúten. Abaixo, clique pra ver a apresentação completa no Programa TUDO POSSO.

Clique Aqui e Assista

Receita 

Ingredientes

01 xícara chá do mix de farinhas* (100gr)
1/2 xícara chá de açúcar orgânico demerara pulverizado (100gr – bater no liquidificador)
02 ovos inteiros (120gr)
02 gemas (40gr)
04 colheres sopa de óleo de coco (80gr)
200gr chocolate meio amargo derretido – sem glúten, sem lácteos, sem soja

Mix de Farinhas
03 xícaras chá de farinha de arroz
01 xícara chá de fécula de batata
½ xícara chá de polvilho doce
Misture bem, guarde e use no lugar da farinha de trigo.

Modo de Preparo
Cortar o chocolate. Derreter em banho maria ou no micro-ondas. No micro-ondas, potência média, derreter o chocolate de 01 em 01 minuto. Ao desligar, abra, mexa todo o chocolate e leve novamente ao micro-ondas, de 01 em 01 minuto, até derreter por completo.

Na mesma vasilha, adicionar o óleo de coco e mexer bem. Em outra vasilha, colocar os ovos, as gemas e o açúcar. Mexer bem com um fouet.

Pegar essa mistura e juntar com o chocolate derretido e o óleo de coco. Mexer com o fouet e depois adicionar o mix de farinhas, mexendo até incorporar na massa.

Pegar uma forma própria para petit gateau ou improvisar com outra parecida. Untar com um pouco de óleo de girassol ou outro de sua preferência. Pode untar com o óleo de coco também.

Com uma colher, pegar a massa e preencher a forma, mas não até a borda, pois precisa deixar um espaço para o bolinho crescer. Se a forma for de silicone, colocar dentro de uma assadeira de alumínio antes de levar ao forno.

Leve ao forno pré-aquecido a 240º por 10 minutos. Colocar na grade do meio do forno, nunca na parte de baixo, na grade de baixo, pois vai queimar o bolinho.

Dicas para um Petit Gateau perfeito

Essa receita é bem delicada. Nos restaurantes, você pode perceber que quando se pede o petit gateau demora um tempo para o preparo, pois geralmente os bolinhos estão congelados e eles vão preparar de modo que o chocolate do bolinho “escorra” ao ser cortado.

Mesmo que você não acerte na primeira vez, o bolinho vai ficar delicioso, igualzinho o petit gateau tradicional com glúten, mas o cuidado deve ser para essa questão de ter o creme no centro do bolinho. Veja abaixo dicas importantes:
O forno deve ser pré-aquecido em temperatura máxima;
O ponto certo é com o centro não tão firme e as bordas assadas (casquinha);
Untar bem para que o bolinho saia com facilidade e desenforme rapidamente para que não murche;
No meu forno, leva exatamente 10 minutos para chegar no ponto perfeito. Em geral é de 08 a 12 minutos.
Rendimento: 06 bolinhos de aproximadamente 90gr cada.

 

Compartilhe