Substituição de Ovos para Receitas Veganas

Substituição de Ovos para Receitas Veganas

Hoje vamos falar de algo que muitas pessoas tem dificuldade, muito além da substituição do glúten e do leite nas receitas: substituir os Ovos.

Ovos: volume/crescimento, cor, estrutura, liga, maciez. É um dos ingredientes mais importantes, sendo mais fácil preparar um bolo sem glúten do que sem ovos.

É possível conseguir a substituição com diversas outras substâncias: biomassa de banana verde, banana madura, purê de maça, enfim, muita coisa tem sido utilizada com esse objetivo, mas aqui na Sam Cakes, no momento, utilizamos: purê de inhame. Sim, você descasca o inhame, corta, cozinha, descarta a água do cozimento e amassa com o garfo ou passa no processador formando um purê; está pronto!

Pode considerar 01 colher de sopa (em torno de 20gr) para cada ovo, substituição 1 x 1.

Estamos também realizando testes com farinha de linhaça e o resultado tem sido satisfatório por enquanto, mas ainda estamos iniciando os testes. Utilizamos para cada ovo 1 colher sopa de farinha de linhaça
com 03 colheres de sopa de água. É só misturar a farinha (1 colher de sopa para cada ovo) com as 03 colheres de água e deixar de molho de 15 a 30 minutos até formar uma “pastinha”.

O purê de inhame e a farinha de linhaça tem funcionado em receitas mais líquidas, de bolo, por exemplo. Em receitas de biscoitos e massas de sovar o resultado não tem sido satisfatório, mas continuamos testando. Para bolos o purê de inhame tem funcionado perfeitamente e é o que usamos aqui nas nossas receitas.

Veja vídeo abaixo falando um pouco mais a respeito.

Compartilhem, pois essa dica pode ajudar muita, muita gente mesmo por aí.

 

Assista o Vídeo 

CLIQUE PARA ASSISTIR

Compartilhe